Educação Integral: Uma nova identidade para a escola brasileira?

9

set
2014

A escola fundamental pública brasileira vive um momento de perda de identidade cultural e pedagógica. A ampliação
desordenada de suas tarefas, bem como as recentes políticas oficiais, tais como programas bolsa-escola, novos critérios de progressão escolar, inclusão no currículo de temas ligados à saúde, à ética e à cultura, parecem delinear uma realidade em que as necessidades sócio-integradoras assumem posição primordial no cotidiano escolar. O quadro nos leva a revisitar a concepção de educação integral, em sua vertente pragmatista. Destacamos nos trabalhos de Dewey e Habermas fundamentos filosóficos à formulação de uma concepção de instituição escolar que possa contribuir com a construção de uma nova identidade para a escola fundamental, respondendo ao desafio democrático hoje posto à sociedade brasileira.

CAVALIERE, Ana Maria Vilela Educação Integral: Uma nova identidade para a escola brasileira? , Campinas, Revista Educação e Sociedade, vol. 23, n. 81, p. 247-270, dez. 2002. Disponível emhttp://www.scielo.br/pdf/es/v23n81/13940.pdf.


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