Relatório Educação Integral

PROVÍNCIA MARISTA DO RIO GRANDE DO SUL

 ITINERÁRIOS DE EXPERIÊNCIAS

EDUCAÇÂO INTEGRAL EM TEMPO INTEGRAL

 

 

ESCOLAS ENVOLVIDAS : Colégio Marista Ipanema, Colégio Marista Assunção, Colégio Marista João Paulo II e Colégio Marista Rosário.

DATA : 29 de setembro de 2014.

RESPONSÁVEL: Maria Rita Ribeiro Bertollo – Supervisão Pedagógica dos Anos Iniciais- PMRS – Participante do GT Ed. Integral em tempo integral.

 

I  INTRODUÇÂO

As primeiras experiências de Educação Integral, em nossa Província, ainda com outras denominações: Turno Integral, Contraturno e Turno oposto, surgiram com o objetivo de complementar a formação do estudante, por meio de uma educação integral, baseada em princípios cristãos, solidária e participativa tendo como referência o Projeto Educativo Marista. Também correspondendo às necessidades das famílias que, por razões de demanda de trabalho, necessitavam de um lugar de excelência para deixar seus filhos, no turno oposto ao escolar.

Desde então, alguns colégios de nossa Província, estão iniciando uma experiência, oferecendo oportunidades de um maior tempo de permanência escolar, e com isso, começando também a repensar seus espaços, tornando-os mais significativos, educativos, práticos, diferentes e inovadores, para que o estudante tenha gosto em neles permanecer e possa através deles, também se educar,”pois na escola tudo e todos educam”.

Este relatório apresenta o trabalho desenvolvido em quatro escolas, considerando que são as experiências, que mais se aproximam dos estudos que temos realizado no GT Educação Integral em tempo integral: Colégio Marista João Paulo II, Colégio Marista Assunção, Colégio Marista Ipanema e Colégio Marista Rosário. Vale destacar, entretanto, que precisamos ainda quebrar a ideia que tende a tomar educação integral tão e simplesmente como educação em tempo integral.

Para facilitar a leitura, de acordo com o que nos foi solicitado , dividimos o presente relatório em cinco partes, iniciando pelos objetivos, e principais aprendizagens dos estudantes dos colégios participantes desse relatório, logo a seguir os demais itens solicitado.

 

I  OBJETIVOS

  • Oferecer oficinas diversas que possibilitem ao estudante desenvolver suas potencialidades;
  • Promover o acompanhamento diário dos estudantes, oferecendo alimentação, momentos de estudos, cuidados, oficinas de múltiplas linguagens e formação integral.
  • Proporcionar, além das práticas pedagógicas, momentos lúdicos, que despertem o interesse dos estudantes para participarem do Turno Integral;
  • Vincular as atividades pedagógicas às rotinas diárias de alimentação, higiene e recreação.
  • Oferecer espaços adequados, fazendo com que os estudantes sintam-se a vontade nos momentos que estão na escola.

 

 

II PRINCIPAIS APRENDIZAGENS DOS ESTUDANTES

  • Produção de trabalhos de Arte, ampliando as possibilidades de expressão.
  • Realização de experimentos e registros de descobertas e pesquisas.
  • Desenvolvimento de valores como ética, respeito mútuo e solidariedade.
  • Desenvolvimento do sentimento de pertença à Instituição.
  • Desenvolvimento do gosto e prazer em estar no ambiente escolar.
  • Desenvolvimento da autonomia, sociabilidade, afetividade e espiritualidade.
  • Desenvolvimento da linguagem verbal oral e escrita.
  • Desenvolvimento da corporeidade.
  • Sensibilidade para apreciação musical.
  • Ampliação de vocabulário.
  • Organização de horário de estudo e aproveitamento do tempo.
  • Formação de hábitos de estudo.
  • Desenvolvimento da criatividade e imaginação .
  • Aquisição de gosto pela aprendizagem de uma segunda língua.
  • Desenvolvimento do raciocínio lógico.
  • Desenvolvimento de potencialidades em todas as áreas do conhecimento.
  • Exploração de conceitos tecnológicos, desenvolvendo o trabalho de equipe, a autonomia, e a criatividade.

 

 

 

III – CONTEXTO HISTÓRICO

 

  1. Colégio Marista Assunção

 

Inicialmente, algumas famílias, da comunidade escolar, apontavam para a necessidade de oferta de Educação Integral por parte do colégio, pois a família, por necessidade de trabalho, ausentava-se o dia todo, não contando com quem tomasse conta das crianças nesse período. Então, a partir do ano 2000 o colégio iniciou a oferta de turno integral ainda com poucos estudantes. Mas a demanda foi crescendo e, atualmente, a escola atende 114 estudantes, assim distribuídos:

 

Integral 1 – Ed. Infantil 1,2 e 3 –   22 estudantes

Integral 2 – 1º. ano do EF.       –   21 estudantes

Integral 3ª –   2º. ano do EF       –   20 estudantes

Integral 3B – 3º. ano do EF     –   11 estudantes

Integral 4   – 4º. e 5º ano do EF –   27 estudantes

Integral 5   – 6º. ao 8º. ano do EF- 13 estudantes

 

  1. Colégio Marista Ipanema :

 

Igualmente, ao colégio anterior, no Marista Ipanema o turno integral também surgiu da necessidade dos pais, que precisavam deixar seus filhos, durante dois períodos no colégio. Atualmente , o colégio possui 876 estudantes, sendo que 96 destes, frequentam o turno integral. A faixa etária varia entre 4 e 11 anos, sendo que distribuídos da Ed. Infantil ao 5º. Ano. Constituem-se em agrupamentos por idade, formando três grupos: de 32, 35 e 29 estudantes.

 

  1. Colégio Marista João Paulo II

O Turno integral Marista surgiu em 1999 , sendo que atualmente 30% dos estudantes do colégio frequentam o TIM, perfazendo um total de aproximadamente 480 participantes, distribuídos desde o Nível II da Ed. Infantil ao 8º. Ano do Ensino Médio.

 

  1. Colégio Marista Rosário

 

O Turno Integral do Colégio Rosário há quatro   anos vem acolhendo estudantes da Educação Infantil ao 5º. ano proporcionando espaços de aprendizagem não formal a partir de um ambiente saudável, onde as relações interpessoais são estabelecidas de forma autônoma. Atualmente, o turno integral do Marista Rosário atende aproximadamente 250 estudantes.

 

IV . LOCAIS UTILIZADOS PARA AS EXPERIÊNCIAS

  1. Colégio Marista Assunção

Salas de aula do Turno Integral

Pátios

Quadras

Pracinhas

Cantina

Sala de descanso

Ginásio de esportes

Salão do turno

Auditório

Sala de música

Sala de teatro

 

  1. Colégio Marista Ipanema

Salas de aula

Cantina

Biblioteca

Pátios – Coberto e aberto

Jardins

Quadras

Bosque do colégio

Pracinha

Cantina

Sala de música

 

 

  1. Colégio Marista João Paulo II

11 salas de aula para atividades pedagógicas

6 salas de aula para Inglês

1 sala de dança

1 sala de teatro

1 sala de artes

1 sala e robótica

1 sala e Judô

1 sala de ginástica artística

1 refeitório

2 vestiários

2 banheiros

1 piscina semiolímpica

3 quadras externas

1 quadra ginásio

1 recepção

1 sala de coordenação

1 sala de professores

 

  1. Colégio Marista Rosário :

Salas de aula do TI

Pátio coberto

Ginásio de esportes

Cantina

Sala de Arte

Sala de Informática e Robótica

Sala de dança

Sala de música

Biblioteca infantil

Sala de psicomotricidade

 

 

 

V MAPEAMENTO DE EXPERIÊNCIAS:

 

  1. Colégio Marista Assunção:

 

Oficina de Informática e Robótica

Oficina de Teatro

Oficina de psicomotricidade

Oficina de Música

Educação Ambiental

Culinária

Recreação

Momentos de estudo e realização dos temas

Hora do Conto na Biblioteca

Artesanato

 

  1. Colégio Marista Ipanema:

Atividades pedagógicas : realização de temas, pesquisas

Oficina de música

Oficina de ed. Ambiental- Atividades no bosque

Hora do conto na Biblioteca

Oficina de Arte

Oficina de dança

Futsal

Oficina de teatro

Clube de Ciências

Espanhol

Psicomotricidade

 

  1. Colégio Marista João Paulo II :

Futsal

Vôlei

Handebol

Basquete

Natação

Robótica

Artes Visuais

Ginástica Artística

Judô

Teatro

Dança : Ballet e Jazz

Tarefas de casa

 

  1. Colégio Marista Rosário

Oficina de teatro

Oficina de esportes

Oficina de Música

Oficina de dança]

Educação ambiental

Hora do Conto

Atividades de realização de temas.

Orientação à pesquisa.

sex hikayeleri, mobil porno, seks hikayeleri, seks hikayesi, sex hikayesi, mobil porno izle Mobil porno hikayeleri okumak iin şu sitemizi mobil porno ziyaret edin.