REUNIÃO DO GRUPO DE TRABALHO EDUCAÇÃO INTEGRAL

6

ago
2013

ATA N. 04

Nos dias seis e sete do mês de agosto de 2013, reuniu-se o Grupo de Trabalho Educação Integral, na sede da União Marista do Brasil (UMBRASIL), com as seguintes presenças: Sra. Leila Paiva, Assessora da Área de Missão (UMBRASIL); Sra. Deysiane Pontes, Analista da Área de Missão (UMBRASIL); Sra. Maria Clotilde Campos, representando a Sociedade Meridional de Educação (SOME); Sra. Luciane Escouto, representando a União Sul Brasileira de Educação e Ensino (USBEE); Sra. Valéria Cristina Landim, representando a União Norte Brasileira de Educação e Cultura (UNBEC) e a União Brasilense de Educação e Cultura (UBEC); Sra. Rita Aparecida Rocha, representando a ABEE/UNBEC; Sra. Bárbara Ferreira Pimpão, representando as Comissões de Solidariedade e de Educação Básica (PMBCS); Sra. Maria Rosa Kunzle, representando a Associação Brasileira de Educação e Cultura (ABEC); Sra. Marilusa Rossari, representando a União Catarinense de Educação (UCE); Sra. Neuzita Soares, representando a Associação Paranaense de Cultura (APC).  Justificou-se a ausência da Sra. Mércia Procópio, Assessora da Área de Missão da UMBRASIL.  1. acolhida e oração:  A  Sra.  Leila  Paiva  conduziu  o  momento  de  acolhida   e  oração.  2. Preparação das apresentações das experiências externas visitadas: O GT se dividiu em três equipes para discutir e preparar as apresentações das experiências externas visitadas. 3. PARTILHA DAS EXPERIÊNCIAS EXTERNAS VISITADAS: 3.1. Piraí/RJ: As senhoras Rita Rocha e Deysiane Pontes destacaram os principais pontos da experiência de Piraí: ampla articulação com a comunidade, universidades e demais Secretarias Municipais; integração com o Programa Piraí Digital; Programa Gestão do Tempo, que destina de 4 a 5 horas para os docentes estudarem; capacitação permanente por meio da plataforma moodle; constituição do Comitê Municipal de Educação Integral; utilização dos espaços públicos da cidade. 3.2 Colégio Embraer/SP: As senhoras Clotilde Campos e Marilusa Rossari pontuaram alguns dos pilares da proposta educativa do Colégio Embraer: programa PPU – Preparação para a universidade, divido em três áreas de interesse dos discentes (Áreas de Engenharia, Humanas/Administração e Biomédicas); trabalho reconhecido de iniciação científica e uso extensivo de laboratórios; ensino com contexto e propósito; excelentes resultados nos vestibulares das universidades públicas mais conceituadas do país. 3.3 Escola Municipal Andre Urani – Projeto Gente/RJ: A senhora Maria Rosa destacou os seguintes pilares da experiência: ensino personalizado; projetos transdisciplinares; avaliação baseada em competências; uso de tecnologia digital e um currículo expandido para a criação do eu e do meio com habilidades cognitivas e não cognitivas; experiência baseada no desenvolvimento de habilidades e de competências; ideia de currículo expandido para a comunidade; amplas parcerias com entes das esferas pública e privada.  3.4 Colégio São Bento /RJ: A senhora Maria Rosa ressaltou algumas características da experiência visitada: escola exclusiva para estudantes do sexo masculino; horário das aulas de 7h30 às 16h30; disciplinas distribuídas durante o turno integral, sem diferença de turno e contraturno; turmas com no máximo 30 alunos; a partir do 4º ano  os alunos têm todas as disciplinas ministradas por professores especialistas (licenciados); maior carga horária para o 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental (45h); investimento em capacitação continuada dos docentes e ótimos salários; resultados excelentes no ENEM. 3.5 Fundação Casa Grande – Nova Olinda/CE: As senhoras Bárbara Pimpão, Leila Paiva e Neuzita Soares relataram os principais eixos estruturantes da proposta metodológica da Fundação: projeto de ampla participação infantojuvenil; gestão profundamente democrática e com partilha de responsabilidades; educação com perspectivas e oportunidades de inclusão social e geração de renda através da profissionalização; programas baseados na teoria da experimentação, com atividades de educomunicação,  arqueologia, turismo, incentivo à leitura, entre outras; forte viés comunitário; fomenta sentimento de pertencimento nos jovens participantes do projeto. 3.6 Escola Vila/CE: As senhoras Bárbara Pimpão, Leila Paiva e Neuzita Soares relataram os eixos estruturantes do currículo da Escola: pedagogia de projetos, ecossistêmica e transdisciplinar, com material didático preparado pela Editora da Escola e 06 projetos durante o ano; inclusão como princípio que trabalha com a convivência com a diversidade; desenvolvimento de auto-gestão com grupos de estudantes responsáveis por atividades; participação dos alunos por comissões temáticas; projetos articulados para a convivência e o cuidado com o planeta como o fomento a Economia Solidária; projetos intergeracionais; envolvimento com a comunidade. 4. PREMISSAS PARA AS PRÓXIMAS VISITAS: Após análise das visitas e experiências aprendidas, o Grupo de Trabalho elencou as seguintes premissas para as próximas visitas: a) construção de uma carta de apresentação da visita, constando o comprometimento com as regras da Instituição e sondagem da melhor data de agendamento. Responsável pela minuta: UMBRASIL; b) mapeamento prévio da situação do município e da Instituição. Responsável: pessoa referência do GT; c) socialização do retorno do agendamento da visita para o Grupo. Responsável: pessoa referência do GT. d) socialização das informações logísticas do local da visita, contando com o suporte dos demais integrantes do GT. (Planejar local de alimentação, hospedagem, transporte, etc). Responsável: pessoa referência do GT. 5. SITE DO GT EDUCAÇÃO INTEGRAL: Seguem, abaixo, as alterações necessárias no site, conforme solicitações do Grupo de Trabalho ao Setor de Comunicação da UMBRASIL, representado pela Sra. Marjoire Castilho: substituir “Grupo” por “Apresentação” no Menu; substituir “Texto” por “Publicações” no Menu; incluir os itens “Experiências” e “Memória” no Menu; utilizar elementos do Projeto Educativo do Brasil Marista para substituir a imagem do topo do site.  O Setor de Tecnologia da Informação da UMBRASIL, representado pelo Sr. Marcos Cosac, verificará a forma de acesso ao site, que deve ser restrito aos integrantes do GT. O GT definirá, posteriormente, os responsáveis pelo fluxo de atualização do site. 6. Mesa de debate sobre Educação integral: Definiu-se o tema da Mesa de Debates: Indicadores de qualidade para educação integral em tempo integral, com data de realização prevista para 17 de outubro de 2013. Convidados indicados para presença na Mesa de Debates: Instituto Paulo Freire; Prof. Paulo Bareicha; Ana Beatriz Goulart; Move. Sugeriu-se, ainda, a sondagem do CENPEC para se for necessário ter outros indicados. Os convites oficiais para os indicados serão encaminhados pela UMBRASIL. Solicitou-se, também, a possibilidade de transmissão ou gravação das falas da mesa (sem intervenção externa). As senhoras Neuzita Soares e Maria Rosa Kunzle solicitarão apoio da TI da PMBCS para orçar custos de gravação e/ou transmissão. Participantes externos: até duas pessoas por Província, além dos participantes do GT. Para a próxima reunião, cada Província se propõe a trazer uma proposta de layout do documento que, futuramente, poderá ser incorporado também ao site. 7. EMENTAS PARA DOCUMENTO REFERENCIAL: O Grupo de Trabalho dividiu-se para elaboração de minuta das ementas dos grandes blocos planejados para compor o Documento Referencial do GT, objetivando alinhamento e aprofundamento conceitual para subsidiar a escrita. 8. ENCAMINHAMENTOS FINAIS: 8.1 Reunião de 31 de outubro e 01 de novembro: sugeriu-se convite para a professora Maria Cândida Moraes participar da reunião de 31 de outubro, para tratar sobre o tema de projetos interdisciplinares; 8.2 Briefing da assessoria do Instituto Paulo Freire: O briefing será formulado pelo Grupo de Trabalho após a finalização das visitas. 8.3 Datas sugeridas de reuniões em 2014: Indicou-se que a primeira reunião de 2014 seja em março; bem como a não realização de reuniões em junho em virtude do calendário da Copa do Mundo. 9. AVALIAÇÃO: Os participantes do Grupo de Trabalho avaliaram a reunião como produtiva e fundamental para o processo de alinhamento conceitual. Nada mais a tratar, encerrou-se a reunião, cujo conteúdo está registrado nesta ata, que lavrada por mim, Valdícer Civa Fachi, é assinada por quem de direito. Brasília, 07 de agosto de 2013.***


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