REUNIÃO DO GRUPO DE TRABALHO EDUCAÇÃO INTEGRAL

18

out
2013

ATA N. 05

Aos dezoito dias do mês de outubro de 2013, reuniu-se o Grupo de Trabalho Educação Integral, na sede da Província Marista Brasil Centro-Sul (PMBCS), em Curitiba, com as seguintes presenças: Sra. Leila Regina Paiva de Souza, Coordenadora da Área de Representação Institucional (UMBRASIL); Sra. Deysiane Farias Pontes, Analista da Área de Missão (UMBRASIL); Sra. Maria Clotilde Campos, representando a Sociedade Meridional de Educação (SOME); Sra. Valéria Cristina Landim, representando a União Norte Brasileira de Educação e Cultura (UNBEC) e a União Brasilense de Educação e Cultura (UBEC); Sra. Rita Aparecida Rocha, representando a União Brasileira de Educação e Ensino (UBEE) e União Norte Brasileira de Educação e Cultura (UNBEC); Sra. Bárbara Ferreira Pimpão, representando as Comissões de Solidariedade e de Educação Básica (PMBCS); Sra. Maria Rosa Kunzle, representando a Associação Brasileira de Educação e Cultura (ABEC); Sra. Marilusa Rossari, representando a União Catarinense de Educação (UCE); Sra. Neuzita Soares, representando a Associação Paranaense de Cultura (APC).  Justificaram-se as ausências do Sr. Lúcio Gomes Dantas, Coordenador da Área de Missão (UMBRASIL); Sra. Mércia Procópio, Assessora da Área de Missão (UMBRASIL); Sra. Luciane Escouto, representante da União Sul Brasileira de Educação e Ensino (USBEE). 1. acolhida e oração: A Sra. Leila Paiva conduziu o momento de acolhida e oração. 2. AVALIAÇÃO DA MESA DE DEBATES: Os integrantes do GT avaliaram a Mesa de Debates, com destaque para os seguintes aspectos: participação e diálogo com as demais áreas e setores provinciais; boa representatividade das Províncias; impacto positivo da transmissão do Debate pelo site da Umbrasil; interdisciplinaridade da mesa; destaque para o debate fomentado pela  Professora Ana Beatriz Goulart (Consultora MEC) e Professor Rogério Silva (Move Social); importância do registro gráfico do Debate 2; agradecimento ao apoio e a acolhida da Província Marista Brasil Centro-Sul e à Sra. Deysiane Pontes. 3. METODOLOGIA DE TRABALHO: O GT reafirmou o compromisso da inter-relação do trabalho do GT com os documentos maristas, em especial o Projeto Educativo do Brasil Marista, as Matrizes Curriculares, o documento Caminhos da Solidariedade Marista nas Américas e as Diretrizes da Ação Evangelizadora. Ademais, planejou-se que o resultado final dos estudos do GT seja disponibilizado para o Brasil Marista por meio de plataforma ou portal virtual, com dinamicidade, interatividade e possibilidade de colaboração dos usuários da ferramenta. A ferramenta será composta por textos, gráficos, vídeos, infográficos, links importantes, mapas dinâmicos, levantamentos bibliográficos, entre outros. O GT irá refletir sobre as estratégias de fomento das discussões e acompanhamento do tema para o futuro. 4. PLANO DE TRABALHO 2014: O GT se debruçou sobre as ações que precisam ser implementadas no próximo ano. a) Visitas de experiências referenciais: O GT apontou a necessidade de continuidade de visitas com o foco na visualização de espaços do campo ou municípios do interior do Brasil. Foram citadas as seguintes experiências: Aprendizado Marista Padre Lancísio – Silvânia – GO; Jaboatão dos Guararapes – PE (experiência relatada pela Professora Beatriz Goulart); demais experiências citadas pela Mesa de Debates. A Sra. Neuzita Soares pesquisará se existem estudos ou sistematizações das experiências supracitadas. b) Temas para aprofundamento e pesquisa: educação no campo (Sr. Lúcio Dantas indicará algum pesquisador da UnB); perspectivas de crianças e adolescentes sobre o tema educação integral com a linguagens dos adolescentes (A Sra. Leila Paiva consultará a pesquisadora Glória Diógenes e a Sra. Valéria o Observatório da Juventude MG); desconstrução dos espaços – (A Sra. Bárbara Pimpão indicou o nome do Professor José Guilherme Cantor Magnani – USP); indicadores e custo aluno qualidade (inclusão das áreas de gestão e inteligência competitiva); sustentabilidade e acessibilidade. A Sra. Maria Rosa fará o levantamento das referências bibliográficas indicadas pelos debatedores da Mesa e receberá as demais complementações do GT para a compilação final. c) Escuta de crianças e adolescentes sobre educação integral: O GT considerou importante a inclusão da fala de crianças e adolescentes no desenvolvimento de seus trabalhos. Assim, ficou definido que o GT desenvolverá processo de escuta de crianças e adolescentes em pelo menos duas experiências de educação integral em tempo integral por Província. O foco será no Ensino Fundamental I e II. A pesquisa deve ser planejada juntamente com os sujeitos participantes, com possibilidade de inclusão dos projetos de edocomunicação existentes nas Províncias. A metodologia de escuta deve garantir, ainda, a diversidade das experiências indicadas nas Províncias (uma escola e uma unidade social de cada Província). A Sra. Neuzita Soares apresentará a pesquisa Escola que temos, escola que queremos na próxima reunião do GT para iluminar a elaboração do escopo do processo de escuta. d) Demais ações sugeridas: analisar impactos do PNE para a educação integral; dialogar com GT PNE, GT TE e GT Ensino Médio da Umbrasil; verificar possibilidade do GT acompanhar reordenamento ou implantação de novas unidades de educação integral nas Províncias; realizar consulta pública interna sobre o que for desenvolvido pelo GT; discutir indicadores e custo aluno qualidade com a presença das áreas de gestão e inteligência competitiva; fazer contato com a Lumen Comunicação para pensar o espaço virtual de sistematização dos resultados do GT. 5. AVALIAÇÃO DA REUNIÃO: A reunião do GT foi considerada produtiva, com destaque para os seguintes aspectos: sinergia do grupo, confiança e expectativa do Brasil Marista no trabalho do GT, realização da Mesa de Debates e importância da partilha das discussões com o Brasil Marista. Nada mais a tratar, encerrou-se a reunião, cujo conteúdo está registrado nesta ata, que lavrada por mim, Valdícer Civa Fachi, é assinada por quem de direito. Brasília, 18 de outubro de 2013.***


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