REUNIÃO DO GRUPO DE TRABALHO EDUCAÇÃO INTEGRAL

31

out
2013

ATA N. 06

Nos dias trinta e um de outubro e primeiro de novembro de 2013, reuniu-se o Grupo de Trabalho Educação Integral, na sede União Marista do Brasil (UMBRASIL), em Brasília, com as seguintes presenças: Sr. Lúcio Gomes Dantas, Coordenador da Área de Missão (UMBRASIL); Sra. Leila Regina Paiva de Souza, Coordenadora da Área de Representação Institucional (UMBRASIL); Sra. Deysiane Farias Pontes, Analista da Área de Missão (UMBRASIL); Sra. Maria Clotilde Campos, representando a Sociedade Meridional de Educação (SOME); Sra. Luciane Escouto, representando a União Sul Brasileira de Educação e Ensino (USBEE); Sra. Valéria Cristina Landim, representando a União Norte Brasileira de Educação e Cultura (UNBEC) e a União Brasilense de Educação e Cultura (UBEC); Sra. Bárbara Ferreira Pimpão, representando as Comissões de Solidariedade e de Educação Básica (PMBCS); Sra. Maria Rosa Künzle, representando a Associação Brasileira de Educação e Cultura (ABEC); Sra. Marilusa Rossari, representando a União Catarinense de Educação (UCE); Sra. Neuzita Soares, representando a Associação Paranaense de Cultura (APC).  Participou como convidado o Sr. Wilson Martins, Analista Educacional da Província Marista Brasil Centro-Norte. Justificou-se a ausência da Sra. Rita Aparecida Rocha, representante da União Brasileira de Educação e Ensino (UBEE) e da União Norte Brasileira de Educação e Cultura (UNBEC). 1. acolhida e oração: O Sr. Lúcio Gomes Dantas conduziu o momento de acolhida e oração. 2. AVALIAÇÃO DA MESA DE DEBATES: A Sra. Deysiane Pontes apresentou a avaliação geral dos participantes da Mesa de Debates, extraída da ferramenta google docs, destacando os altos índices de aprovação do evento. O GT solicitou o envio da avaliação por e-mail. Após análise da avaliação, o Sr. Lúcio Dantas informou que os temas “Educação Integral” e “Ensino Médio” serão prioridades em 2014.  3. SITE DO GRUPO DE TRABALHO EDUCAÇÃO INTEGRAL: Definiu-se que as apresentações das experiências referenciais serão padronizadas em um modelo de PPT do Grupo de Trabalho, a ser encaminhado pela Umbrasil. Os responsáveis pelas visitas, após recebimento do modelo de PPT, farão as devidas adaptações nas apresentações e as reencaminharam para substituição e postagem no site (em formato PDF). Em breve, a Umbrasil encaminhará as senhas de acesso ao site para acesso dos integrantes do GT. 4. ROTEIRO FERRAMENTA DIGITAL DO GT: o Grupo de Trabalho revisou o roteiro de elaboração da ferramenta digital, de acordo com as seguintes comissões de escrita e de organização dos conteúdos: a) Cenários e itinerários institucionais: Sra. Bárbara Pimpão (referência), Sra. Leila Paiva e Sra. Deysiane Pontes. b) Sujeito e espacotempo: Sra. Maria Rosa Künzle (referência), Sra. Luciane Escouto, Sra. Clotilde Campos, Sra. Rita Rocha, Sra. Neuzita Soares, Sra. Valéria Palheiros e Sra. Marilusa Rossari. c) Operacional e Avaliativo: Os campos “Operacional” e “Avaliativo” serão elaborados posteriormente, em virtude de necessidade de maior aprofundamento. O Grupo de Trabalho propôs, ainda, a elaboração de uma agenda específica de discussão dos campos “Operacional” e “Avaliativo” em 2014. d) Prazos: Foram acordados os seguintes prazos para encaminhamento: partilha entre o grupo de referência para socialização das produções (e-mail) em 30 de janeiro; envio das produções das comissões ao GT (e-mail): 10 de fevereiro; apresentação dos conteúdos elaborados no GT na reunião nos dias 17 e 18 de fevereiro (caso proposta de data da reunião seja aprovada).  4. Premissas do texto Itinerários Provinciais: O GT formulou as premissas para escrita dos textos com os itinerários provinciais sobre educação integral e/ou tempo ampliado, a saber: fonte Arial, tamanho 12, espaçamento simples; mínimo duas (02) páginas e máximo cinco (05) páginas; estrutura do texto composta por breve histórico da educação integral e/ou tempo integral na Província, relato das experiências de educação integral e/ou tempo integral (sujeitos e espaçotempo), destaques e resultados alcançados até o momento; incluir experiências dos colégios e das unidades sociais. O prazo de entrega dos textos será nos dias 17 e 18 de fevereiro de 2014 (caso proposta de data da reunião seja aprovada). A Umbrasil enviará minuta de carta com as diretrizes para escrita do Itinerário para aprovação do GT. 5. PROCESSO DE ESCUTA: O tema da escuta será “A escola que temos e a escola que queremos”, com a definição das seguintes premissas para a realização do processo de escuta: desenvolver processo de escuta de crianças e adolescentes em pelo menos duas experiências de educação integral ou de tempo ampliado por Província, sendo uma escola e uma unidade social de cada Província; a escuta deve vir acompanhada de um texto introdutório sobre a realidade local (cenário, território) e sobre a metodologia adotada na escuta; identificar um profissional que tenha experiência para conduzir o processo de escuta na unidade; escutar no mínimo 10 estudantes por unidade participante (com escolha aleatória e com participação de estudantes que sejam representativos); manter a diversidade de gênero, de idade, de segmento (EF I e II) e de perfil socioeconômico; escutar estudantes do Ensino Fundamental I e II que, preferencialmente, participem da educação integral ou tempo ampliado; observar a metodologia desenvolvida no Projeto Ecos da Participação; o relato da escuta poderá utilizar diferentes linguagens, exemplos: vídeo (definir tempo e formato com especialista), desenho (tamanho da folha), registro escrito (limite de linhas), gravação (formato);  solicitar o retorno / registro da escuta mantendo a fidelidade dos relatos; o prazo de envio para unidades será de acordo o calendário das unidades. O Prazo de retorno das escutas será até o dia 31 de março de 2014. A Umbrasil irá minutar carta convite para as Províncias participarem deste momento de escuta. As representantes da PMRS no GT não incluirão suas respectivas unidades de trabalho na pesquisa para evitar possível conflito de interesse. 6. PLANO DE TRABALHO 2014: O GT revisou o Plano de trabalho 2014, incluindo as seguintes atividades: desenvolver ferramenta interativa; realizar processo de escuta de crianças e adolescentes sobre a escola que temos e a escola que queremos; definir modelo(s) de avaliação e indicadores que irão compor o projeto para validação das Comissões de Solidariedade e de Educação Básica; planejar agenda específica para avaliar índices de condições de qualidade e investimentos necessários; promover formação sobre currículo e financiamento; dialogar com outros GTs da Umbrasil; planejar mobilização do tema após lançamento do Projeto (ferramenta interativa). 7. CALENDÁRIO 2014: O GT revisou o calendário de reuniões previstas para 2014, tendo solicitado o agendamento de reunião em 17 e 18 de fevereiro de 2014. A Umbrasil enviará retorno sobre a aprovação desta data proposta para a primeira reunião do GT. 8. AVALIAÇÃO DA REUNIÃO: A reunião do GT foi considerada produtiva, com destaque para os seguintes aspectos: confiança e expectativa do Brasil Marista no trabalho do GT. Nada mais a tratar, encerrou-se a reunião, cujo conteúdo está registrado nesta ata, que lavrada por mim, Valdícer Civa Fachi, é assinada por quem de direito. Brasília, 01 de novembro de 2013.***


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